A Psicologia das Cores


As cores podem ter influência psicológica sobre o ser humano, algumas estimulam, outras tranqüilizam, pois são captadas pela visão e transmitidas para o cérebro e consequentemente refletem impulsos e reações para o corpo. Assim, quando o Homem tomou consciência desta realidade, aprendeu a usar as cores como estímulos para encontrar determinadas respostas e, a cor que durante muito tempo só teve finalidades estéticas, passou a ter também finalidades e funcionalidades práticas.
A mistura perfeita das sete cores nos raios luminosos no sol nos dá uma luz branca. Se os raios são divididos por um prisma de vidro são visíveis sete cores de uma só vez. Da mesma forma um arco - íris é produzido pelo efeitos prismático da chuva no céu. Tudo emite vibrações. Um ser humano também irradia sutis emanações. Uma pessoa mais sensível é capaz de ver as cores deste raios em um determinado ângulo o que chamamos de “aura humana.
É possível pois, compreender a simbologia das cores e através delas dar e receber informações:

Vermelho tem a menor vibração, é calor e energia, pois tem o poder ferro, o responsável pela cor do nosso sangue. Vermelho é a cor associada ao 1º Chakra. Em medicina o efeito do vermelho é estimular, ativar, aquecer, excitar e alegrar: aumentar a atividade do sangue arterial, e deve ser evitada por aqueles que estão em qualquer condição de febre ou inflamação. Vermelho é a cor principal das ervas ou medicamentos que tenham efeito estimulante, como almíscar. Significa elegância, paixão, conquista, requinte e liderança.

Laranja está associado com o sol, e tem também um efeito revigorante. Mas laranja é estimulante para as emoções, além de significar movimento, espontaneidade, tolerância, gentileza. Deve ser evitado por tipos extremamente emocionais. Laranja é a cor associada ao 2º chakra. O metal associado com o sol é o ouro.

Amarelo instiga a rapidez do intelecto, despertando e estimulando o sistema nervoso, e os nervos devem estar em atividade por todo o corpo. Amarelo é a cor associada com o 3 º Chakra. É dito que a Sabedoria é conferida à cor amarela. Buddha sempre vestiu seus sacerdotes em amarelo. Essa cor tem sido associada à sabedoria e intelecto por muitas eras. Eles não devem ser usados por indivíduos altamente nervosos. O amarelo predomina nas ervas purgativas ou estimulantes, como senna, enxofre, tartar, rícino petróleo. Traz leveza, descontração, otimismo. Simboliza criatividade, juventude e alegria.

Verde é o encontro pacífico entre o aquecimento e expansão das cores vermelho, laranja e amarelo e contrario à energia do azul, índigo e violeta. É a cor associada com o 4 º Chakra. Dá estabilidade, resistência e quietude. Pessoas com aura verde são harmonizadores e pacificadores do mundo e defendem a estabilidade social. Seja através de luzes coloridas ou vidro ou ervas, o verde exerce uma influencia relaxante e equilibrada. Simboliza esperança, perseverança, calma, vigor e juventude.

Azul é o doador de amor, devoção e harmonia. Aura azul claro representa devoção, enquanto azul escuro mostra o fanatismo. Azul é a cor que corresponde ao 5º Chakra. Produz segurança, compreensão. Propicia saúde emocional e simboliza lealdade, confiança e tranqüilidade.

Indigo (azul marinho) é, como o verde, o encontro pacífico de todas as cores. É a cor associada com o 6 º Chakra. Na aura mostra alta dignidade e aspirações.

Violeta representa a sétima melhor qualidade que uma pessoa alcança - nobre aspiração espiritual. Assim, sempre foi ligado cerimônias sacerdotais. Violeta é a cor associada com o 7 º Chakra. Arrefece os nervos, é magnético e antiseptico. Violeta fala de honra, espiritualidade e auto - estima. Significa sinceridade, dignidade, prosperidade, respeito.

Rosa significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo. Está associado ao feminino. Remete para algo amoroso, carinhoso, terno, suave e ao mesmo tempo para uma certa fragilidade e delicadeza. Está ainda associado à compaixão.

As cores, portanto, são do mais profundo significado para nós em todas as fases, da nossa vida. Elas têm grande influência sobre nós, então podemos eventualmente imaginar que se a usarmos inteligentemente podem nos ajudar, através do fortalecimento, acalmando e inspirando - nos.


As cores neutras: 

Marron é a cor da terra e materializa pensamentos. Associa-se a estabilidade, constância, significa responsabilidade e maturidade.

Cinza é neutro e útil como base para outras cores. Promove equilíbrio e estabilidade.

Branco absorve todos os raios e é, portanto, arrefecimento e relaxamento. Remete a paz, sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma.

Preto permite a auto-análise, a introspecção, pode significar também dignidade, está associado ao mistério. Absorve todos os raios e é quente, embora neutralizado.

Bege  é uma cor que transmite calma e passividade. Está associada à melancolia e ao clássico.

Prateado ou cor prata é uma cor associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade, à inovação.

        Dourado ou cor ouro está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza, a algo    majestoso.

Propriedades terapêuticas das cores:

Vermelho: Dá energia e vitalidade. Estimula o sangue e libera adrenalina. Combate resfriados sem febre. Dispensa o cansaço e ameniza dores reumáticas.

Alaranjado: Tonifica, combate a fadiga, estimula o sistema respiratório e fixa o cálcio no organismo. Aumenta o otimismo.

Amarelo: Estimula o sistema nervoso central, contribui para a regeneração de problemas ósseos, bom para prisão de ventre, potencializa o fósforo e o sódio. Estimula o intelecto.

Verde: Favorece o equilíbrio hormonal, estimula órgãos digestivos, tem ação refrescantes e anti-infecciosa. Alivia a insônia.

Azul: Calmante, analgésico, indicado nas infecções com febre. Atua no sistema nervoso, vasos, artérias e todo o sistema muscular. Combate o egoísmo e traz a harmonia.

Indigo: Ação coagulante. Atua diretamente na corrente sangüínea. Usado em casos de ferimentos e sangramentos em geral. Estimula os cincos sentidos e a intuição.

Violeta: Ação calmante e purificadora do sangue. Elimina toxinas e estimula a produção de leucócitos. Bom nos casos de pneumonia, tosse seca, asma, irritação da pele e dor ciática. reduz medos e angústias, diminui a irritação

Algumas dicas para as cores da roupa...
Branco: vista branco quando estiver necessitando de paz, calma e sentir necessidade de estar limpo, puro.

Vermelho: vista vermelho quando precisar de coragem, força de vontade; quando sentir necessidade de atrair alguém. É um estímulo sexual e é muito atraente.

Amarelo: quando necessitar o tonificar o sistema nervoso, para estimular a intuição e atrair dinheiro.

Laranja: para obter sucesso monetário.

Verde: para ganhar presentes, para diminuir seu stress.

Azul: para obter harmonia, paz e tranqüilidade.

Violeta: Para buscar inspiração e imaginação.

Rosa: para encontrar a felicidade e obter a simpatia.

Preto: elegância e afastar invejosos.

Marrom: é bom evitar usar roupas desta cor.

As cores da Aura









O corpo humano cria à sua volta uma luz clara (esbranquiçada), é a consequência da movimentação da energia (bio energia). Esta luz é a aura material. Como um corpo vivo possui vibrações oriundas da qualidade e forma dos pensamentos humanos, o resultado destas vibrações é a aura espiritual. Esta Aura manifesta-se por cores e significados diversos.

Interpretação das cores:

Azul - Esta é a cor da paz de espírito, da tranquilidade e da calma. Os tons mais claros são indicadores de uma imaginação geradora e de grande capacidade intuitiva. Os mais escuros revelam a solidão e o isolamento. Este estado de espírito, indicado pelo azul-escuro pode ser um indicador da procura do divino. Os tons mais fortes do azul apontam para uma postura honesta e uma grande capacidade de avaliação. Finalmente as diferentes cores e tons de azul como se estivessem todas misturadas, são indicadoras de bloqueios a diversos níveis.

Cor-de-laranja - A cor alaranjada indica sentimentos fortes entre os quais estão a ambição e o orgulho. É a coragem, a alegria e grande sociabilidade. Ela indica a abertura espiritual a vários níveis, inclusivamente o astral. A combinação dos diversos tons laranja mostra-nos umas cores mais claras outras mais escuras. Essas combinações, podem revelar outras situações entre as quais sentimentos de medo ou preocupação e ainda de alguma vaidade.

Vermelha -  É a cor das paixões violentas, da raiva e sensualidade. Reflectem energias bastante poderosas e geradoras de vida. O vermelho indica grandes capacidades a nível mental. Afecta o sistema circulatório, bem como aparelho reprodutor. Indica ainda grandes capacidades de ordem mental. O vermelho manchado por diversos tons da mesma cor é ou pode indicar sentimentos descontrolados, agressividade e precipitação.

Cor-de-rosa - É a afeição e o amor. Indica compaixão e pureza. Sociabilidade, alegria e um sentimento de compartilhar o que a vida tem de bom. Necessidade de sentir que à sua volta tudo e todos se sintam bem. Normalmente, quando esta cor faz parte da aura, indica que se tratam de pessoas afáveis e de certa maneira com uma postura reservada e modesta. A mistura de diversos tons de rosa pode indicar sentimentos contraditórios, como verdade ou ausência da mesma.

Verde - Esta cor pode indicar sentimentos extremos que vão desde sensibilidade e grande compaixão até a motivações como o engano, o artifício e a rudeza. Pode ser a calma e a honestidade (entenda-se neste caso, honestidade como ser de confiança). As pessoas que possuem esta cor na sua aura geralmente são dotadas com a capacidade de curar. Os tons verdes escuros podem reflectir, inveja, ciúme e doença física. Os verdes claros, educação, serenidade e paz.

Cinzento - Pode indicar uma procura do essencial no referente a capacidades extra sensitivas. Pode demonstrar estados depressivos cores primárias ou básicas, e secundárias ou auxiliares.

Preto - Esta cor, pode ser considerada com um coeficiente elevado de dificuldade na sua interpretação. Pode indicar tragédias, morte e doença. No entanto, também pode ser uma cor de proteção, purificação, auto limpeza e todas as formas de defesa em relação a males vindos do exterior, tal como invejas, pragas e mau-olhado. Pode indicar ainda formas de desequilíbrios. Finalmente, em função da própria pessoa poderá indicar, sentimentos de ódio, vingança e acção maléfica. Esta cor necessita de uma leitura muito cuidadosa.

Branco - O branco pode-se considerar uma cor primária, uma vez que normalmente é a primeira a ver-se. É o conjunto interno de todas as cores e sempre que aparece, é associado a uma delas. O branco como cor de uma aura é a pureza, amor, caridade e todas as formas de transmitir algo de bom. Finalmente pode significar a abertura do espírito a uma maior criatividade. Uma cor branca azulada é sempre o conjunto de todos os sentimentos de bondade e amor.

Amarelo - Numa aura, esta cor é uma das primeiras e pode considerar-se das mais fáceis de ser detectada. O tom amarelo claro normalmente quando é visível à volta da cabeça junto à linha do cabelo é possível que indique otimismo. O amarelo significa a atividade mental. Pode indicar evolução, luz, sabedoria e intelecto. O amarelo é a capacidade e a clarividência, pode considerar-se como o despertar do ser para formas evoluídas de faculdades psíquicas e de uma elevada sensibilidade.
Finalmente, os diversos tons de amarelo, como se estivessem manchados, podem indicar uma excessiva atividade mental. Pode também ser indicador de um sentido crítico excessivo

De uma forma resumida pode-se interpretar as cores da aura como sendo:

Vermelho; Fogo, paixão, energia e atividade.

Amarelo; Intelectualidade, análise, otimismo e procura do essencial.

Laranja; Auto – expressão, vontade, ambição e pensamentos laterais.

Azul; Amor, honestidade, paz, sensibilidade e satisfação.

Verde; Equilíbrio, estabilidade, capacidade de cura e ensino.

Turquesa; Demonstra imaginação, criatividade e poder de comunicação.

Rosa; Compaixão, calor humano e respeito próprio.

Violeta; É o discernimento, o místico, o erótico e o charme.



A TEORIA DAS CORES

A Cor da Luz
A luz que nós vemos, que o sol emite, é branca. Mas é uma luz branca que é  composta por uma mistura de várias cores. Em 1676 o físico inglês Isaac Newton mostrou que, com a ajuda de um prisma de três faces, a luz branca podia ser decomposta nas sete cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul escuro e violeta.
   
O que convencionou-se chamar de Teoria das Cores de Leonardo da Vinci, são as formulações históricas esparsas contidas em seus escritos e reunidas no livro Tratado da Pintura e da Paisagem – Sombra e Luz. Cuja primeira edição só foi publicada 132 anos após a morte do artista, são anotações recolhidas pelo artista ao longo de anos de observação e é a teoria mais corrente, sendo um dos legados do renascimento para as artes visuais.

O Disco Cromático
O disco cromático não é um instrumento científico de classificação de cores, mas é muito útil no entendimento da teoria das cores. Geralmente usado para estudar as cores-pigmento, o disco cromático pode ser desenvolvido em qualquer material, lembrando-se que cores-luz e cores pigmentos sofrem alterações de acordo com sua própria essência desde o momento em que compreendemos a nossa visão.
Serão abordados resumidamente os seguintes esquemas de cores:

 Cores Primárias
As cores primárias e também conhecidas como as "cores puras", são originárias de pigmentos naturais (vegetal e mineral). São elas: Azul, Amarelo e Vermelho.



Cores Secundárias
As cores secundárias são o resultado da mistura de duas cores primárias, na mesma proporção.
Primária + Primária = Secundária

Azul + Vermelho = Roxo
Azul + Amarelo = Verde
Amarelo + Vermelho = Laranja

Cores Terciárias
As Cores Terciárias são o resultado da mistura de uma cor primária com uma cor secundária.
Primária + Secundária = Terciária

Vermelho + Roxo = Vermelho-arroxeado
Vermelho + Laranja = Vermelho-alaranjado
Amarelo + Verde = Amarelo-esverdeado
Azul + Verde = Azul-esverdeado
Azul + Roxo = Azul-arroxeado
Amarelo + Laranja = Amarelo-alaranjado


O Círculo Cromático ou Círculo de Cores



Cores Complementares
As Cores Complementares são aquelas que se encontram opostas no Círculo de Cores e são contrastantes entre si.





O Azul é complementar ao Laranja
O Amarelo é complementar ao Roxo
O Vermelho é complementar ao Verde

Cores Análogas
"Analogia" é o mesmo que "semelhante". As cores análogas são aquelas que são "vizinhas" no Círculo de Cores, portanto próximas entre si. São chamadas de análogas, pois há nelas uma mesma cor básica. Por exemplo, o amarelo-escuro e o vermelho-vivo tem em comum a cor laranja.
As cores análogas, ou da mesma "família" de tons, são usadas para dar a sensação de uniformidade. Uma composição em cores análogas em geral é muito elegante, porém deve-se tomar o cuidado para não deixá-la monótona.

-  Azul / Azul-esverdeado / Verde
- Azul / Azul-arroxeado / Roxo
- Vermelho / Vermelho-alaranjado / Laranja
- Vermelho / Vermelho-arroxeado / Roxo
- Amarelo / Amarelo-alaranjado / Laranja
- Amarelo / Amarelo-esverdeado / Verde
 
Temperatura das Cores
As cores utilizadas têm muita influência no tipo de "clima" que se cria, uma vez que as chamadas cores frias, tendem a criar um efeito calmante, enquanto que as cores quentes, tendem a dar um efeito excitante.

Cores Frias
São aquelas cores onde existem a predominância dos tons de azul, verde e roxo. São caracterizadas como cores tristes e melancólicas, dando a sensação de calma e tranquilidade.

Cores Quentes
São aquelas cores onde existem a predominância dos tons de vermelho, amarelo e laranja. São caracterizadas como cores alegres e vibrantes e que nos dão a sensação de calor.


Cores Neutras
São aquelas cores onde não existem a predominância nem dos tons quentes e nem dos tons frios. Estas cores servem como base para qualquer cor, sejam elas de qualquer tonalidade.

Preto, Cinza, Branco, Marrom e Bege.

Policromia e Monocromia
Quando usamos mais do que 3 cores em uma única composição, podemos chamá-la de composição policromática, ou seja, que usou mais do que uma cor.
Cromia = colorir

Já quando usamos apenas uma única cor, porém em várias tonalidades desta cor, dizemos que temos uma composição monocromática. Usamos os tons neutros, preto e branco para dar a variação dos tons mais escuros e mais claros.

Adaptado do site DigiscrappersBrasil - Fê Marini, Designer Gráfico - março/2007

A estrutura das cores 
A estrutura da cor é dividida em estrutura física e psicológica.

A estrutura física se subdivide em:
matiz, que é a que difere uma cor da outra;
- luminosidade, que é o componente que provoca alteração nas cores entre claro e escuro;
- saturação, que produz várias nuances de acordo com a pureza e intensidade da cor.

A estrutura psicológica relata a sensação inconsciente que a cor traz para o homem.
temperatura traz a sensação de que determinada cor é quente, fria ou morna.
- contraste sucessivo traz a sensação de modificação das cores quando vistas em conjunto.
- Dimensão traz a sensação que a cor aproxima, distancia.
- Peso e tamanho traz a sensação que as cores escuras são menores e mais pesadas que as cores leves. No sabor, as cores quentes estimulam o apetite.

Uma cor pode ser apresentada segundo vários graus de pureza, esta pode-se apresentar pura ou misturada com outra cor.
Para escurecermos uma cor devemos misturar preto a essa mesma cor.



Para tornar uma cor mais clara, devemos juntar-lhe branco.


Então quando falamos em gradação de uma cor, devemos pensar sempre na saturação dessa mesma cor, grau de pureza.
Na primeira imagem verificamos que ao azul foi progressivamente misturado com percentagens crescentes de preto. Realizando uma leitura da esquerda para a direita podemos observar que o azul perdeu grau de pureza sempre que a percentagem de preto era aumentada. O mesmo aconteceu quando misturamos branco ao azul. Este raciocínio pode ser repetido para todas as cores.

Adaptado do site Equipe Brasil Escola, por Gabriela Cabral

Conheça mais:


VITRAIS- EXPLOSÃO DE LUZES E CORES

As Rosáceas da Era Gótica exemplificam o esplendor do espírito percebido pelos arquitetos medievais. Entre os maiores desenvolvimentos da mente criativa européia, estes elaborados trabalhos manuais representam um conceito sagrado da integralidade e do contrapeso.

Vitrais do Mosteiro de São Bento


Vitral "VITRAL DOS EVANGELISTAS"


Vitral :CRISTO E OS DISCÍPULOS EM EMAÚS
O Mosteiro de São Bento, localizado no centro da cidade de São Paulo, no Largo de São Bento, próximo ao Vale do Anhangabaú, é um dos edifícios históricos mais importantes da capital paulista.
Caso queira conhecer mais:  
http://www.mosteiro.org.br/


Vitrais de Sainte Chapelle 
A Sainte-Chapelle é uma capela de estilo gótico situada na Ilha de la Cité em Paris, construída no século XIII por Luís IX (São Luís). Foi projectada em 1241, iniciada em 1246 e concluída muito rapidamente, sendo consagrada em Abril de 1248.

O seu patrono foi o devoto rei francês Luís IX, que a construiu para servir de capela do palácio real. Depois de terminada a Sainte-Chapelle carecia de santificação com a presença de relíquias apropriadas e, assim, obteve-se a coroa de espinhos de Cristo, em posse do Imperador de Constantinopla, Balduíno II, e acrescentou-se ainda um fragmento da "Verdadeira Cruz” e, desta forma, o edifício tornou-se um precioso relicário. Consiste de duas capelas sobrepostas, a inferior reservada aos funcionários e moradores do palácio, e a superior para a família real.
Caso queira conhecer mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sainte-Chapelle
http://sainte-chapelle.monuments-nationaux.fr/en/

  Use o e-mail para esclarecer as suas dúvidas, enviar sugestões ou solicitar orçamentos.